Livro e manta de tricô

Por Sula em 28 de julho de 2011

em Livro, Pontos de tricô e crochê, Receitas, Tricô

Vocês já leram um livro que fica na memória para sempre?

Pois o livro “Um Bom Tricô”, de Debbie Macomber, é assim para mim, ESPETACULAR!!

A história dele nos prende, emociona. Eu tinha uma ideia do que ia acontecer no final mas ele me surpreendeu totalmente, dei um gritinho, chorei de emoção, não esperava aquele desfecho.

Acho que sou muito emotiva, acho não, tenho certeza. Então me envolvo demais em tudo que faço, entro de cabeça e com livros não é diferente. Se eu não entrar no personagem então nem leio.

Apesar do título, o livro não é só sobre tricô. Tem a ver, claro, mas não é só isso. Dentro da história simples ele vai nos enrolando e você passa a fazer parte daquele mundo, quer estar lá, viver lá.

Quando acabei de ler confesso que sofri de crise de abstinência, fiquei abraçada com o livro, cheirei as folhas. Que triste.

Livros e filmes são coisas complicadas para se recomendar, cada um tem um gosto. Mas se você quiser tentar garanto que não será perda de tempo, será uma boa diversão.

Fiquei tão empolgada que comprei todos os outros livros da autora mas nenhum deles tem o mesmo charme do “Um bom tricô”.

Livro Um bom tricô

De brinde o livro traz a receita de uma manta de tricô que pode ser pra bebê ou se fizer um pouco maior dá pra usar pra ver tv, nas viagens, pra deixar nos pés da cama, deitar na rede.

Já fiz esta manta mas não fotografei, entreguei as pressas e quando lembrei era tarde mas logo vou fazer outra.

Manta Um bom tricô

A receita da manta

Manta dos Quadrados:

Lã de grossura média, compatível com agulha de tricô nº 5.

Obs.: As instruções entre asteriscos devem ser repetidas pelo número indicado entre colchetes.

Por exemplo: *3 meias, 3 tricôs [3 vezes]* significa 3 meias, 3 tricôs, 3 meias, 3 tricôs, 3 meias, 3 tricôs.

Monte 171 pontos.

Barra:

1ª carr: *3 meias, 3 tricôs*, termine com 3 meias.

2ª carr: *3 tricôs, 3 meias*, termine com 3 tricôs.

3ª carr: Repita a 1ª carreira.

4ª carr: Repita a 2ª carreira.

5ª carr: *3 tricôs, 3 meias*, termine com 3 tricôs.

6ª carr: *3 meias, 3 tricôs*, termine com 3 meias.

7ª carr: Repita a 5ª carreira.

8ª carr: Repita a 6ª carreira.

9ª a 12ª carr: Repita as primeiras 4 carreiras.

Corpo:

13ªcarr: 3 tricôs, 3 meias, 3 tricôs, *9 meias, 9 tricôs [8 vezes]*, 9 meias, 3 tricôs, 3 meias, 3 tricôs.

14ª carr: 3 meias, 3 tricôs, 3 meias, *9 tricôs, 9 meias [8 vezes]* 9 tricôs, 3 meias, 3 tricôs, 3 meias.

15ª carr: Repita a 13ª carreira.

16ª carr: Repita a 14ª carreira.

17ª carr: 3 meias, 3 tricôs, 3 meias, *9 meias, 9 tricôs [8 vezes], 12 meias, 3 tricôs, 3 meias.

18ª carr: 3 tricôs, 3 meias, 3 tricôs, *9 tricôs, 9 meias [8 vezes], 12 tricôs, 3 meias, 3 tricôs.

19ª carr: Repita a 17ª carreira.

20ª carr: Repita a 18ª carreira.

21ª a 24ª carr: Repita da 13ª a 16ª carreiras.

25ª carr: 3 meias, 3 tricôs, 3 meias *9 tricôs, 9 meias [8 vezes]*, 9 tricôs, 3 meias, 3 tricôs, 3 meias.

26ª carr: 3 tricôs, 3 meias, 3 tricôs *9 meias, 9 tricôs [8 vezes]*, 9 meias, 3 tricôs, 3 meias, 3 tricôs.

27ª carr: Repita a 25ª carreira.

28ª carr: Repita a 26ª carreira.

29ª carr: 3 tricôs, 3 meias, 3 tricôs *9 tricôs, 9 meias [8 vezes]*, 12 tricôs, 3 meias, 3 tricôs.

30ª carr: 3 meias, 3 tricôs, 3 meias *9 meias, 9 tricôs [8 vezes]*, 12 meias, 3 tricôs, 3 meias.

31ª carr: Repita a 29ª carreira.

32ª carr: Repita a 30ª carreira.

33ª a 36ª carr: Repita da 25ª a 28ª carreiras.

Repita da 13ª a 36ª carreiras até que a peça meça aproximadamente 105 cm e você tenha tricotado por último a 13ª ou a 32ª carreira.

Segunda borda:

Repita da 1ª a 12ª carreiras e arremate (com pontos não muito apertados).

“Não há nada como a liberdade”
Nelson Mandela

{ 12 comentários… leia-os abaixo ou adicione o seu }

1 Elaine Masciarelli julho 28, 2011 às 23:56

Eu tambem fique triste ao terminar o livro,é muito bonito.Ele tem continuação sabia? porem ainda não traduzido,estou na espera…Ela tem outros traduzidos?

Responder

2 sonia mara rücker outubro 30, 2011 às 21:32

Deu vontade de ler, e amanhã vou passar na livraria e ver…Ok!
Adorei a mantinha. e outram senti um Nó e quase chorei,com aquele video que tem a música do Elvis,ele era e continua sendo
o meu idolo…Emocionante…Grandes lembranças…Um bjão.
Sonia.

Responder

3 Sula novembro 6, 2011 às 15:25

Leia minha querida, tenho certeza que não vai se arrepender, é apaixonante!
Elvis, sempre Elvis, ele não morre jamais.
bjos

Responder

4 Fernanda Reali novembro 3, 2011 às 21:04

Acabei de ler este livro e amei!
beijooo

Responder

5 Paula dezembro 25, 2011 às 20:30

Olá, Sula, tudo bem?
Não sou tricoteira, mas já fiz algumas coisinhas há tempos atrás (mais precisamente quando era adolescente ainda…rsrs) e acho uma terapia e tanto.
Tenho uma grande amiga grávida e, em vez de comprar um presente pronto, gostaria de dar algo feito por mim. Aí encontrei essa manta maravilhosa que vc postou e me apaixonei! Principalmente porque ela me parece bem fácil :o )
Mas não há informação de quantos novelos são precisos. Vc poderia me dar essa ajudinha? E também se puder me orientar sobre qual a melhor lã para fazer, agradeço!
E parabéns pelo seu site! É lindo, super organizado, profissional! O melhor de todos que achei.
grande beijo,
Paula

Responder

6 Sula dezembro 25, 2011 às 21:11

Oi Paula,
Vc me deixou envaidecida c/ tantos elogios, muito obrigada. Faço o que posso apesar que sei que falta muito, existem melhores sim.
Qto a manta, ela é muito fácil mesmo, vc pode fazê-la tranquilamente mesmo não estando muito íntima c/ as agulhas, perseverança e vc vai conseguirá, vai ver.
Logo estará craque na arte de tricotar.
Compre uma lã que seja compatível c/ agulha de tricô nº 4 ou 5.
Não quero te aconselhar a usar a lã Família pq o trabalho não fica de 1ª, a lã faz bolinha depois de pouco tempo de uso.
Tbm não aconselho as lãs p/ bebês pq vc teria que usar uma agulha mais fina que a nº 4 e isso iria te desanimar, demoraria pra terminar, apesar que ficaria bonita.
Então vc pode usar a Magic Fog ( Aslan), a Brilho ou Baby (as 2 da Pingouin) ou Premium (Cisne), são as que me lembro no momento.
A quantidade vai depender se o novelo tem 50 ou 100 gramas.
Espero ter ajudado mas qualquer dúvida é só perguntar.
Obrigada pela visita!
Feliz Ano Novo pra vc querida amiga
bjão

Responder

7 Paula dezembro 26, 2011 às 19:55

Oi, Sula,
Eu que agradeço por suas valiosas dicas! Foi ótimo conhecer seu site, estarei por aqui muitas vezes ainda :o ))
bjs
Paula

Responder

8 Sula dezembro 26, 2011 às 20:10

Que legal Paula, vou adorar ter a sua atenção!
Obrigada querida
bjão

Responder

9 Cris Paiva julho 19, 2014 às 09:39

Ola Paula, eu vim parar no seu blog justamente por que estava correndo atras dessa manta de bebe que apareceu no livro, queria ver como ela ficava depois de pronta.
E eu tive o mesmo problema que vc lendo o livro, mas no meu caso foi “A Pousada de Rose Harbor”, tambem da Debbie e tambem tem uma receita de trico por lá. Eu terminei esse livro e fiquei doida para ler outra historia no mesmo estilo e acabei lendo “Um bom tricô”. Adorei as duas!!

Resenhas:
Um bom trico
http://www.skoob.com.br/estante/resenha/13087877
A Pousada de Rose Harbor
http://www.skoob.com.br/estante/resenha/24704667

Responder

10 Cris Paiva julho 19, 2014 às 10:05

Te chamei de Paula, desculpa Sula, foi mal…

Responder

11 Sula julho 19, 2014 às 11:36

Sem problema Cris, eu entendi do mesmo jeito, rsrs

Responder

12 Sula julho 19, 2014 às 11:36

Oi Cris,
Os livros dela são apaixonantes mesmo, eu já li todos os que já estão traduzidos e vivo procurando mais.
Em 2015 terá no Alasca um cruzeiro com ela p/ leitores, já pensou que luxo, adoraria estar lá.
Veja a propaganda…
http://stitchandsail.onlineitineraries.com/
Eu Tbm tenho estante lá no Skoob, procure lá como Sula Moraes.
Que bom encontrar alguém que compartilha do meu gosto.
Obrigada pela visita, volte sempre me dará muito prazer!
bjão

Responder

Deixe um comentário!

Post anterior:

Post seguinte: